
Continuando com as dicas de Paris, hoje eu resolvi reunir dicas super úteis para quem vai passear pela capital da moda! Paris é linda, gente, vale a pena mesmo! Mas saber alguns 'macetes' importantes facilita muito a viagem! Tipo assim:
ÁGUA DO BANHO: A água de Paris é... diferente! Dizem (não sei se é isso mesmo!) que é muito calcária, mas o fato é que a água do banho pode dar tipo uma alergia na pele, em algumas pessoas! Eu não tive, mas uma das minhas colegas de quarto teve uma super reação e ficou toda empolada e tossindo pra caramba - não querendo assustar, mas já assustando! O segredo? Passar um hidratante sempre depois do banho, 'quebra' um pouco esse efeito que pode dar. Não custa nada, né?
Aliás, a água que a gente bebe lá é a mesma da pia, isso todo mundo sabe, certo? Mas, como ela é muito calcária, não é legal para quem tem ou teve problemas nos rins (eu!), então não custa comprar a água mineral - que é a melhor que eu já tomei na vidaa!
COMO FALAR: Dizem que os franceses são mal educados... comigo, não foram! Honestamente, cada pessoa que descobria que eu era brasileira abria um sorrisão, foi lindo! Eles admiram muuuito o Brasil, de verdade mesmo! Mas lá eles são sempre beeem mais reservados, sabe? Não é que nem a gente, que sai abraçando todo mundo na rua! Eles são mais discretos e uma coisa importantíssima é saber falar com eles!
Ninguém precisa saber francês para se virar lá, nin-guém! Sabendo um bom inglês você se vira tranquilíssimo, mas NUNCA comece a falar já em inglês (ou em outra língua). Sempre comece com 'bonjour' e 's'il vous plaît', para só depois começar a falar na 'sua' língua, ok? Senão eles já não curtem você, vai por mim! Sempre que esbarrar com uma pessoa, fale 'pardón' e depois de qualquer informação ou serviço, fale 'merci'. Eles são hipermegaultra educados, se liga!
LADO DIREITO: Em qualquer escada rolante, sempre fique parado do lado direito, porque lá funciona assim: quem fica parado, fica do lado direito e todo mundo que quer ir andando (com mais pressa) passa pelo lado esquerdo. Ou seja, o negócio é sempre deixar o lado esquerdo livre, ok? Nunca andam duas pessoas no mesmo 'degrau' da escada rolante.
TRANSPORTES: O ideal para andar por Paris, é o metrô mesmo! Quando você for ver o mapinha pela primeira vez, vai rolar um 'mãe, vem me buscar?', mas não é assustador, não! Na verdade, depois que você entende, é ridículo de fácil! Milhões de estações, para tudo quanto é lugar, barato e dividido por cores - não tem erro! Outras maneiras são: as bicicletas, que estão em todos os lugares (é só passar o cartão de crédito e 'devolver' em outro 'estacionamento' de bicicletas perto da onde você vai ficar - os primeiros 30 minutos são de graça, eu acho!) e o taxi, que dividindo com mais duas ou três pessoas fica bem em conta e é ótimo (mas cuidado, porque a partir de seis pessoas o preço sobe!)!
Além disso, você pode ir a pé a muitos lugares, porque nada é tão longe e, acredite, a pé é muuuito mais bacana para se 'perder' e descobrir lugares incríveis na cidade (vá sem medo, em qualquer lugar surge um buraco do metrô para você voltar!). E, claro, para Versailhes e lugares mais distantes, tem o trem!
TICKET DO METRÔ: Isso a gente sempre acaba esquecendo, mas NUNCA jogue o ticket do metrô no lixo! Porque, a qualquer momento, um policial (ou segurança, não sei) pode te parar lá dentro e pedir o seu ticket! Eu não faço idéia do porquê, mas se você não estiver com ele para mostrar, vai pagar multa.
BOLSA NO METRÔ: Sabe a gente que mora no Rio e está acostumada com o 'passa tudo'? Então, lá não rola assalto assim como aqui, mas rola muito roubo 'na encolha' mesmo! A maior atenção deve ser com a bolsa no metrô: os caras não pegam e saem correndo, nem ameaçam e fazem escândalo. Eles simplesmente abrem a sua bolsa, pegam o que querem, fecham de novo e vão embora - ás vezes, eles estão até conversando com você! Pois é, fica de olho bem atento viu!
PESO DA MALA: Não há quem não se empolgue em Paris e acabe comprando um 'pouquinho' acima do que podia. Entre livros, maquiagem baratíssima, roupas tendência e afins, o maior perigo é ultrapassar o peso da mala! Você sempre tem que conferir o 'pacote' que você fechou com a compania aérea e ver quantos quilos estão disponíveis para você! Ah, não precisa levar muita coisa, porque metade você não vai usar - especialmente se estiver querendo comprar roupas boas bonitas e baratas por lá! Dica: Se você tiver direito a duas malas, vá com apenas uma e compre uma outra por lá (é ridículo de barato nas lojinhas de rua!), ou vá com duas bem folgadas, para dividir o peso na volta, ok? Acredite, passar sufoco no aeroporto não é negócio e, meu bem, se o peso da mala passar do limite, a multa não é barata não, heim! É beeem cara!
DINHEIRO: Algumas pessoas me perguntaram sobre quanto dinheiro levar... mas isso é meio relativo, né não? Cada um vai gastar como quer e como pode, mas o que eu fiz foi levar em dinheiro o que eu iria gastar em comida, transportes e eventuais emergências e levar cartão de crédito internacional para o resto dos gastos. Uma média de 60 euros por dia, é uma boa conta. Agora, é sempre bom ir com uma folguinha e um ou mais cartões de crédito, porque a gente sempre pode precisar! Ah, lá eles não parcelam, tá? #todaschora
Essas foram algumas dicas bacanas para evitar dores de cabeça, sabe? Não tem como alguma coisinha ou algum detalhe sair 'errado', então não custa nada se previnir para garantir uma viagem divertida e sem preocupações! Agora se joga nos pacotes de turismo e vai lá, bêm! Você não vai se arrepender!
Oi lindinha, tudo beem? aah obrigada pelo recadinho lindo que me deixou lá no blog viu! amo suas visitinhas. maaas aaaah, Paris deve ser demais... meu sonho ir prá lá! nem preciso dizer que ameeei esse post né! já fiquei me imaginando lá passeando pelas ruas, fazendo comprinhas, comendo comidinhas deliciosas hmmmm #aloka. muito bacana mesmo flor!
ResponderExcluirAaah, depois faça um post com fotos do nier que vc vai organizar essa semana, fiquei curiosa! hihi
Beeijão querida! ótima terça-feira pra vc!
Carol/ Maybe it's just Carol
OI querida adorei o post!!! Vai me servir muito, pois ano que vem pretendo ir a PAris e Buenos Aires!
ResponderExcluirmalu, quanto a ficar parado do lado esquerdo e deixar o direito livre para os outros passarem é uma questão de educação, uma convenção internacional, só que no Brasil ninguém segue. hehehehehe
ResponderExcluirPreciosas dicas, vou levá-las comigo. ;)
ResponderExcluirah, bom saber!!!
ResponderExcluiradorei as dicas....adoro dicas de viagem !
ResponderExcluirbjo