
O mundo da moda e, principalmente, o mundo dos blogs, lidam com uma temática muito atraente: a beleza. A beleza das cores, das texturas, das formas, das possibilidades... o que não se pode fazer? O que é errado? Uma das coisas que mais me atraiu para esta área, é essa sensação de liberdade: de saber que, na moda, tudo é possível e o esperado é o inesperado.
Com isso, muitas vezes, podemos ficar um tanto fascinados com esse mundo lúdico, onde tudo é dominado pelo lindo! E, quando trazemos essa beleza toda para o nosso 'mundo real', esses desejos quase sempre se transformam... em compras!
Não é difícil ver o crescimento da sociedade consumista e, mesmo sabendo que não é só disso que a moda é feita, na realidade do nosso cotidiano de mulheres fashionistas, fica cada vez mais evidente que existe a tentação! Nesses momentos, aquela Becky Bloom dentro da gente começa a pipocar! Afinal... quem não ama um sapato com a sola novinha? Uma bolsa com o couro ainda intacto? Uma roupa com o cheirinho da loja? É duro, mas é verdade: no final, a gente compra e compra meeesmo!
Desde que comecei a escrever o blog, ao contrário do que possa parecer, me tornei um pouco menos consumista. Antes, quando eu não sabia exatamente o que comprar e não sabia o que poderia durar mais de uma estação, eu meio que saía comprando 'sem pensar'... e, quando as coleções mudavam, eu já me achava 'fora da moda' outra vez. Agora, além da moda estar bem mais livre e espontânea, permitindo - e quase exigindo - que se misture peças do passado com as atuais, eu acredito que eu também aprendi a comprar mais conscientemente. Hoje, ao invés de me apegar muito à moda atual, da estação corrente, eu penso em comprar peças que durem mais, que sejam mais versáteis e úteis. Penso em investir em cores com maior facilidade de combinação, penso no quanto eu realmente vou usar uma determinada peça, penso se o custo daquilo vale mesmo a pena... resumindo: eu, de fato, penso antes de comprar, tentando não me deixar levar apenas pelo impulso.
Evidente que não vou me fazer de santa... a gente sabe que ninguém consegue seguir isso à risca! Quando aquele sapato te olha com carinha de 'me leva', a situação complica! Mas, pensando nisso e, principalmente, cansada de 'esquecer' que tenho certas peças e acabar comprando outra parecida, de não conseguir visualizar direito o que tenho no guarda-roupa, de encontrar peças novinhas nas gavetas ainda com a etiqueta, criei uma regrinha para mim, que algumas amigas conhecidas já começaram a adotar: o Feng Shui do Consumismo (coloquei esse nome, bonitinho né?)!
Então, o 'sistema' é basicamente: compra um, dá um! Assim: se comprar uma blusa, tem que dar uma blusa. Se comprar um sapato, tem que dar um sapato. Se comprar um sapato e não quiser dar um sapato, tem que dar uma blusa, ou uma outra peça qualquer... mas tem que dar! Não quer dar mais nada do que você tem? Não compra nada! Entenderam? O objetivo é controlar o nosso consumismo e, sempre que quisermos comprar alguma coisa, vamos ter que passar a diante alguma outra coisa que já temos. No começo é bem fácil, porque a gente sempre encontra alguma coisa que não quer mais. O complicado começa quando já não queremos nos desfazer de nada do nosso armário, então... o jeito é realmente resistir à tentação e não levar mais nada para casa. Não estou dizendo que vai funcionar eternamente, mas é uma boa tática para quando estamos confusas de tanta 'informação' que se acumulou dentro do guarda-roupa! É tão melhor quando a gente consegue visualizar tudo e, de fato, usar tudo - é um alívio! E, como o próprio nome diz, é o feng shui né gente! Nada como passar para frente o que está parado e renovar a energia do ambiente, fica tudo mais leve! Gostaram do método?? Eu proponho que a gente continue essa corrente e verdadeiramente use tudo que temos... e na hora que estivermos desejando muito muito alguma coisa, nem vai rolar aquela culpa tão grande, né?
Texto: Minha autoria, favor não copiar!
Excelente post! Isso aí. E assim, tudo flui... para melhor, e sempre! Bjks!
ResponderExcluirMaluuuu, passei rapido so para deixar um beijo! estou na correria e estava com saudades de passar por aki e ver os looks! ;) bjaooo
ResponderExcluirEu super pratico!!!
ResponderExcluirQuando fica muito tempo no armário faço uma doação... adoro passar pra frente as coisas que não uso mais.
Beijos Julinha
www.julinhaelily.com