Hoje vim falar de uma tentação perigosa para as mulheres, talvez a maior delas: a liquidação!
Qual coração feminino não dispara diante de uma liquidação? Qual a mulher que não se anima com uma plaquinha de 'sale'? Que não se perde em araras em off? Quem resiste a letras enormes vermelhas dizendo -30%, -50%, -70%?! Pois é, minhas amigas, faz parte do universo vênus perder a noção quando se trata de consumismo. Mas, como tudo nessa vida, é uma questão de aprendizado... e total e absoluto controle!
Abordo este assunto hoje, pois - como todas já devem notar - já começam a aparecer as liquidações de inverno... e o perigo se aproxima! Muitos olhos ansiosos já devem ter fitado aquela faixa vermelha, exuberante, chamativa, tentadora, anunciando 'as boas novas'. As vitrines já não mais exibem roupas, mas sim manequins enrolados em papel bolha, laços de presentes, ou tags de 50% off! Daquele jeitinho bem discreto sabe, que te faz entrar na loja obrigatoriamente para ver as peças! É aí, minha cara, que o auto-controle e a paz interior devem reinar! Pois a curiosidade vai te levar pra dentro da loja. E vai te levar a experimentar só uma regatinha básica. Que irá se transformar em mais uma blusinha pela metade do preço e uma saia que caiu super bem. Que irão se transformar em várias peças 'que estão num preço ótimo' e 'imperdível'! E no fim das contas, a verdade é que sai do nosso controle e a Becky Bloom que mora dentro do nosso íntimo, se espalha dentre as araras e nos toma a razão - por mais que tenhamos lhe tirado o cartão de crédito e lhe afogado torturosamente as palavras. Portanto, vamos juntas descobrindo formas 'saudáveis' de comprar que não nos levarão a dívidas e lágrimas pelo cartão de crédito estourado?
Primeiro: Não importa quão chamativas sejam, diga não às amadas vitrines. Já pensou você atender a cada chamado de uma manequim desesperada!? Na segunda loja, já se foi o seu décimo terceiro.
Mas digamos que você esteja bem de grana, andou economizando! Esperta mulher! E quer gastar um pouco com você, está podendo se dar esse luxo. Nesse caso, seja esperta mais uma vez: não vá correndo na primeira sale que encontrar e gastar todo o seu cofrinho. Comece dando uma olhada nas lojas que você mais gosta, que já viu peças da coleção que te agradaram e... quem sabe aquele vestido 'tudo' ou aquela bota maravilhosa ainda não descem mais de preço?! Paciência é uma virtude! Porém, saiba o que te aguarda: emails tentadores das lojas, telefonemas de vendedoras, anúncios chegando pelo correio... você vai se sentir uma gordinha de dieta numa loja de doces!
Depois de conseguir ter aqueeele controle, você vai, finalmente, se aventurar nas compras. Mas depois de experimentar a primeira calça jeans que nunca caiu tão bem em você, seus olhos vão se encher de alegria e tudo vai parecer digno de 'dar uma provadinha descompromissada'. Aí é que mora o verdadeiro perigo: a 'provadinha'. É que nem bolo de chocolate, você não vai conseguir comer só uma fatia. E, ás vezes, mesmo não ficando tudo de lindo, a gente olha o preço e pensa que nunca vai encontrar um tricot naquele 'precinho'. Pare e pense: eu preciso disso? Quantas peças dessa eu já tenho? Vai durar pro próximo inverno/verão? Ou é uma moda mais do momento, que vai passar e ficar estocada no armário crescendo mofo?
O bacana, é procurar peças atemporais, que você vai usar independentemente das tendências, sabe? Tipo peças 'coringa' que, entra e sai estação, elas nunca saem de moda. E, principalmente, foque nas peças de qua-li-da-de! De que adianta levar uma blusa que está baratíssima, mas vai descosturar, esgarçar, literalmente virar pano de chão, em questão de segundos? Invista mais dinheiro em peças que vão durar.
Compre consciente, compre bem e compre pouco. É bom não cometer exageros e, pensando bem, se você gastar tudo o que pode - e que não pode - na liquidação de inverno, vai ter que passar batido pelas peças fresquinhas da coleção nova de verão heim! Depois, a gente percebe que é bem melhor ter um armário mais livre, com peças boas e que realmente usamos. Aproveite as novas compras para dar uma revolucionada no closet e fazer a limpa nas roupas encalhadas! Tem sempre alguém querendo ou precisando daquilo que você não liga mais.
Texto: minha autoria, não reproduzir!
Muito legal o texto, adorei!
ResponderExcluirBeijos, boa semana :)
Gabi
Lindinha, eu já fui uma viciada em liquidações !!!
ResponderExcluirHoje não sou mais. Na verdade, não sou consumista.
Isso mudou depois que virei mãe e também depois que as contas se multiplicaram: aluguel, condomínio, plano de saúde, telefone, luz,escolinha, supermercado, farmácia e outras coisitas más !!!
Enfim, quase não compro mesmo, a não ser que esteja realmente precisando, ou quando meu marido quer me "dar um presente"...
Então, hoje em dia, estou curada (forçadamente curada) das tentações de comprar !!!
Ah, geralmente quando entro em lojas de departamento, vou direto pra seção infantil... mais um vez o instinto materno fala mais alto !!!
Comprar é muito bom, andar bem vestida é melhor ainda, mas não ter dívidas é TUDO DE BOM !!!
Beijoooocas e boa semana !!!
suuuper concordo, pois já comprei váárias peças de liquidação só porque stavam com aquele preço imperdível, irrecusável, etc e tal
ResponderExcluirdepois acabo não usando, na hora é lindo, perfeito .. depois fica mofando.
Tenho roupas de lquidação do inverno passado que não consegui usar nesse inverno, é u óh do borogodó
Maaa acontece, eu tenho essa consciencia porém não consigo me conter.,
Bj, post inteligentíssimo !
Olá! Eu amo liquidação, mas só entro numa loja quando não tem ninguém. Odeio vuco vuco, filas e pagação de pau por uma peça, haha... Mas adoro, beijos*
ResponderExcluirTotalmente real!!!
ResponderExcluirTotalmente concordo!
Ano passado fiquei 06 meses (siiiim!!) sem comprar nada, nada mesmo. E a partr daí comecei perceber que não precisamos comprar tudo que queremos e qdo compramos mais conscientes, ficamos muito mais felizes depois!!!
ameiii as dicas!!
tomara que muitas de nós, leia!!!
beijosss
É isso aí flor, a gente quando ve o nome Liquidaçao... ecomeça a brilhar os olhos e a tremer o corpo querendo comprar tudo o que ve pela frente! As vezes compramos ate o que nem usamos...kkkkkk...nunca podemos esquecer do bom senso e do bom gosto ne? bjaoooo
ResponderExcluirSuper legal o post Maria, amei, realmente as vezes temos que repensar na hora de comprar. Bjs linda...
ResponderExcluirRespirar é o que eu quero...
ResponderExcluirsou muito consumista...
ótima Segunda!
KISS*
G.R ♥
http://gabriellyrosa.blogspot.com
own brigadinha Gabi! :*
ResponderExcluiruehuehueh que fofo Claudinha! mãe é mãe né, começa a pensar só no filhote que fofo! rs mas é isso ae, mto melhor né beijocas!
Dany! poxa obrigadíssimo viu! que bom que vc gostou do texto euheuheuhe valeu mesmo! tb já passei por isso, uó néam rs obrigada mesmo querida!
hahaha verdade Vanessa! uó confusão nas araras né, uma tentação!
Poxa Dani obrigadíssimo pelo seu coment! que bom que vc curtiu o texto eu amei ter feito! nossa obrigada de verdade querida! hahaha tds nos passamos por isso né! ai tomara que leiam mesmo eueuheuheuhe valeuuu! amei mto! :*
Thayana: falo e disse tudo! compramos mtas vzs e nem tiramos a etiqueta! hahaha, a peça fica estocada no armário! obrigada por passar aqui viu valeu!
obrigado Aldi! que bom que curtiu! beijinhos!
Gaby, uehuehuehe eu tb sou! rs fiz esse post para mtos e para mim! ueheuheu brigadinha querida!
meninas, amei a resposta de vcs para o post! que booom! uehuehuhe fiz esse pra mim tb, sou consumista demais! euhuehue nao foi liçao de moral pra ninguem, foi pra nós todas lermos e pensarmos mais um pouquinho nesses tempos difíceis de liqui! ueueheuhe beijos MIL!
Eu era viciada em liquis, hj não mais. Tô aprendendo a segurar a grana e isso tá me fazendo muito bem.
ResponderExcluirÉ uma tentação, é verdade, mas tudo é uma questão de hábito.
Amei o post.